terça-feira, 9 de setembro de 2014

Sertão

Sertão:. 
* O sertão é a sub região mais extensa do nordeste, ela está localizada entre o agreste e o meio norte.
Ela pega os estados de-

Piaui - Ceará - Rio Grande Do Norte - Paraíba - Pernambuco - Bahia - Um pedaço do Maranhão - 
Pequeno pedaço de Alagoas.

Essa sub-região nordestina possui o menor índice demográfico da Região.



Clima do Sertão:.

* No sertão se predomina o clima semiárido, com temperaturas elevadas durante todo o ano baixa pluviosidade. Algumas áreas apresentam um longo período de estiagem, podendo chegar a 11 meses. porém nem todo o sertão apresenta áreas com tão baixa pluviosidade, existem áreas mais úmidas como os brejos.




A vegetação do Sertão:. 

* A vegetação do sertão é a caatinga, que em tupi guarani significa "mata branca". Essa vegetação é bastante modificada pela ação humana que se iniciou no século XVI com a criação de gado, e atualmente algumas áreas são grandes produtoras de de frutas para a exportação.




O relevo do Sertão:.

* O relevo do sertão apresenta diferentes altitudes como chapadas e depressões, sendo as mais importantes a "Depressão Sertaneja" e a do "São Francisco".



Um pouco sobre o sertão:. 

A principal atividade econômica é a pecuária extensiva e de corte. 
 
*  Outras atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa , extração de sal e o turismo nas cidades litorâneas.
 
* A indústria baseia-se no polo têxtil e de confecções. 

* Políticas públicas são necessárias para o desenvolvimento socioeconômico no Sertão nordestino, proporcionado qualidade de vida para sua população.




Chuvas Orográficas:.

*  chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
Estas chuvas acontece com frequência onde o releve é elevado.
Obs:. Na chapada da Diamantina e da Mangabeira é fácil observar este fenômeno. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário