quinta-feira, 18 de setembro de 2014

REGIÃO SUDESTE




Região Sudeste:.

Ela é composta por 4 estados. Eles são:.

São Paulo - Rio de Janeiro - Espírito Santo - Minas Gerais.

E suas capitais:.

São Paulo - Rio de Janeiro - Vitória - Belo Horizonte.



Relevo do Sudeste:.

* O relevo da região sudeste é marcado pela variedade; não há apenas um tipo de vegetação, é uma vegetação bem variada. Há planícies, planaltos, algumas depressões, mas é marcado pelas serras e cadeias montanhosas. Exemplo disso é a Serra do Espinhaço e a da Mantiqueira. Esse relevo favorece a geração de energia hidrelétrica, principal fonte de abastecimento energético do país. 

*São, basicamente, quatro os tipos de relevo que podem ser achados nessa região: planície e terras baixas costeiras, serras e planaltos do leste e do sudeste, planalto meridional e a depressão periférica.




Clima da região Sudeste:. 

* O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo, Campos de Jordão e Ouro Preto.

* Os climas subtropical e semi-árido também são vistos na região, o primeiro no sul do estado de São Paulo, próximo a divisa com o Paraná, com uma grande variação térmica e boa distrib
uição pluvial, e o segundo no norte de Minas Gerais, caracterizado pela aridez e baixa pluviosidade.


Existem 4 tipos de climas na região sudeste:
Eles são:.

* Tropical: Apresenta verões chuvosos e invernos secos (MG - SP). 

* Tropical de Altitude: Localiza - se em áreas de altitudes mais elevadas, oque favorece que ocorra temperaturas mais baixas. (MG - SP).

* Tropical Litorâneo úmido: Devido a proximidade com o oceano, possui influencia da maritimidade, oque determina a existência de chuvas o ano inteiro (RJ - ES).

* Subtropical: Possui temperaturas  elevadas no verão e temperaturas baixas no inverno,ou seja, apresenta mais amplitude térmica. 




                           





















vídeo

VÍDEO SOBRE O NORDESTE:.




Algumas Charges:


 
























Meio Norte

Meio Norte:

*É uma região que fica entre o sertão e a floresta Amazônica. Localiza-se em todo o estado do Maranhão e parte do Piaui. Apresenta altitude relativamente baixa (apenas a porção sul apresenta áreas mais elevadas).

Vegetação do Meio-Norte:
Nas áreas mais a:.

x Oeste - Localiza-se a Floresta Amazônica bastante devastada.
x Sul- Localiza-se o Cerrado.
x Leste- A caatinga.
x Centro Norte- A mata dos cocais.

Clima do meio norte:

* Essa sub região possui clima tropical com verões chuvosos e invernos secos. Porém, na porção oeste é possível encontrar um clima equatorial.

Economia do Meio Norte:.

*O avanço da agricultura nesta zona geográfica ocorre sobretudo com a soja, mas também com arroz, milho, e algodão. A produção de soja, de algodão e de milho concentra-se no sul desta sub-região, que faz parte do cerrado nordestino. No Piauí, o estado mais promissor no agronegócio, destacam-se as cidades de UruçuíBom Jesus e Ribeiro Gonçalves. No Maranhão, o desenvolvimento é facilitado pelas excelentes condições de logística da região para exportação. Desde 1992, quando começou a funcionar o Corredor de Exportação Norte, toda a produção agrícola do sul do Maranhão passou a escoar para o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís, por um longo trecho de estrada de ferro operado pela Vale.


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Rio São Francisco

Rio São Francisco:.

* É o maior rio que percorre a sub região do Sertão. Sua nascente é na serra da Canastra (MG), e devido a quantidade de água que recebe na Região Sudeste, é um rio perene em todo o seu curso.
Por ser um rio de planalto, ele possui inúmeras quedas d'água no seu trajeto,oque favorece a produção de energia através das hidrelétricas.
* O Rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidrelétricas.
* As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto os seus cursos médio e submédio atravessam áreas de clima bastante seco.

Transposição do São Francisco:
* Em 2004 foi apresentado e aprovado um projeto no congresso, para desviar a água deste rio para áreas onde a seca atua de maneira mais intensa ,ou seja, para transportá-lo com vários afluentes até essas regiões onde não chove, onde a vegetação é seca e onde à a falta de água. Essas pessoas a utilizariam para a alimentação, higiene, para a agricultura, entre outros motivos.
Obs:. Alguns ambientalistas rejeitam o projeto,pois dizem que podem prejudicar o próprio rio, ou seja, deixando de ser um rio perene e diminuindo o volume de suas águas.
Já outras pessoas afirmam que além de beneficiar grandes agricultores, pode ser considerada uma obra cara e que existem soluções mais eficientes e mais baratas para beneficiar a população mais carente.

Sertão

Sertão:. 
* O sertão é a sub região mais extensa do nordeste, ela está localizada entre o agreste e o meio norte.
Ela pega os estados de-

Piaui - Ceará - Rio Grande Do Norte - Paraíba - Pernambuco - Bahia - Um pedaço do Maranhão - 
Pequeno pedaço de Alagoas.

Essa sub-região nordestina possui o menor índice demográfico da Região.



Clima do Sertão:.

* No sertão se predomina o clima semiárido, com temperaturas elevadas durante todo o ano baixa pluviosidade. Algumas áreas apresentam um longo período de estiagem, podendo chegar a 11 meses. porém nem todo o sertão apresenta áreas com tão baixa pluviosidade, existem áreas mais úmidas como os brejos.




A vegetação do Sertão:. 

* A vegetação do sertão é a caatinga, que em tupi guarani significa "mata branca". Essa vegetação é bastante modificada pela ação humana que se iniciou no século XVI com a criação de gado, e atualmente algumas áreas são grandes produtoras de de frutas para a exportação.




O relevo do Sertão:.

* O relevo do sertão apresenta diferentes altitudes como chapadas e depressões, sendo as mais importantes a "Depressão Sertaneja" e a do "São Francisco".



Um pouco sobre o sertão:. 

A principal atividade econômica é a pecuária extensiva e de corte. 
 
*  Outras atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa , extração de sal e o turismo nas cidades litorâneas.
 
* A indústria baseia-se no polo têxtil e de confecções. 

* Políticas públicas são necessárias para o desenvolvimento socioeconômico no Sertão nordestino, proporcionado qualidade de vida para sua população.




Chuvas Orográficas:.

*  chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
Estas chuvas acontece com frequência onde o releve é elevado.
Obs:. Na chapada da Diamantina e da Mangabeira é fácil observar este fenômeno.