CHARGE
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
CLIMA DA REGIÃO SUL
O clima predominante na região é o subtropical, exceto no norte do Estado do Paraná onde predomina o clima tropical. Porém, o clima na região sul apresenta grandes variações, sendo o responsável pelo registro das temperaturas mais baixas do Brasil no inverno.
Devido a essas variações em algumas localidades da região sul pode ocorrer até neve em determinadas épocas do ano, como é o caso da região central do Paraná, e o planalto serrano do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde são registradas as temperaturas mais baixas.
POPULAÇÃO DA REGIÃO SUL
Apesar da homogeneidade em relação à distribuição da população na região, existem áreas que concentram a maioria dos habitantes, desse modo, as principais são as regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre, além de outras cidades de porte médio com população de até 100 mil habitantes. A Região Sul apresenta baixas taxas de mortalidade infantil e altas taxas de alfabetização, porem apresentam problemas sociais que são comuns em outras regiões.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
REGIÃO SUL
REGIÃO SUL:
Os 3 estados da Região Sul e suas capitais capitais são:
- Paraná (Curitiba);
- Santa Catarina (Florianópolis);
- Rio Grande do Sul (Porto Alegre);
RELEVO
A Região Sul apresenta relevo formado pelo Planalto Meridional, que possui as maiores altitudes da Região Sul, onde são registradas as temperaturas mais baixas e o clima mais chuvoso da região.
Apresenta áreas de serra destacando-se a Serra do Mar, Central e Serra do Sudeste.
Uma grande faixa de terra formada por colinas suaves (coxilhas), drenadas por vários rios e riachos, coberta por gramíneas, formam os chamados Pampas ou Chapada Gaúcha.
O solo dos Pampas, ao longo dos séculos, vêm sendo utilizados para a criação de gado e sofrendo com o assoreamento. Grandes areais se formaram nos municípios de Francisco de Assis, Itaqui, Cacequi, Quaraí e o maior deles o Areal de São João.
VEGETAÇÃO
A Mata dos Pinhais ou de Araucária - cobria vastas áreas da região sudeste, era formada também por outras espécies como imbuia, cedro, canela, gameleira, angico, tamboril etc. Com o desmatamento, para construção de casas, fabricação de móveis e para dar lugar à prática da agricultura, o pouco que sobrou, foi transformado em áreas de preservação ambiental.
A Mata Atlântica - com grande cobertura vegetal primitiva, cobre grande parte da Serra do Mar, que se estende na região. Nela encontram-se espécies como a figueira, canela, pinho-bravo, Embaúba, pau-óleo, ipê amarelo, ipê da serra, carvalho etc., que é um importante bioma local.
A região é ocupada também por uma grande extensão de campos Os campos dos planaltos, que vão do Paraná até o norte do Rio Grande do sul, e os campos da Campanha Gaúcha ou Pampa, que aparecem com uma camada de erva rasteira.
Vegetação do Sudeste -
* Mata Atlântica - Foi uma área bastante devastada pela ação humana, possui bastante diversidade de fauna e de flora e se localiza nos estados de SP - MG - ES - RJ.
* Cerrado - Possui clima tropical, ocorrências de chuvas no verão, e a vegetação são árvores com casca grossa, trocos retorcidos e de raízes profundas.
Foi devastado pela expansão da fronteira agrícola, e se localiza nos estados de MG - SP.
* Caatinga - Possui clima semiárido; Nessa região prolonga um longo período de estiagem; E envés de folhas e flores, nessa região apresenta plantas com espinhos (cacto).
E se localiza no estado de MG.
* Vegetação Litorânea - Essa vegetação é dividida em restingas e manguezais; E localiza-se no encontro dos rios com o oceano, nos estados de MG- ES (Área Litorânea do Sudeste).
Ocupação
do Sudeste:
· A decadência econômica do
açúcar no nordeste e a descoberta de ouro e pedras preciosas, deu origem a o
ciclo do ouro, assim atraindo pessoas e
aumentando a população do sudeste.
· Com a decadência do ouro
a população mineira migrou pra SP e RJ , em busca de terras férteis, para
agricultura.
· Nessa época o cultivo do
café começou a crescer nessa região.
Consequências da expansão cafeeira:
· Construção de ferrovias;
· Crescimento das cidades (urbanização);
· Aumento populacional (migrações);
· Aumento de lojas.
População:
· Nessa região ocupa três metrópoles (SP
- RJ - BH)
· Ai nessa região apresenta baixa
mortalidade infantil, analfabetismo e boa infraestrutura urbana.
Malefícios da Região Sudeste:
Malefícios da Região Sudeste:
· Índices de violência;
· Altas taxas de desemprego;
· Favelas;
· Pobreza.
Economia:
· Região mais industrializada dos pais
(diversidade de setores);
· Possui atividades agropecuárias e
agroindustriais modernas em grandes extensões de terras;
Agricultura:
· Ai cultiva-se vários produtos: Cana, laranja,
café, arroz, soja e milho;
· Ai localiza os três maiores produtores
de café do Brasil: SP – ES – MG;
· Essa produção e para abastecer os
mercados (internos e externos);
· A cultura da laranja se destaca em SP ,
onde existem varias industrias para fazer suco ( o brasil e o maior exportador
desse produto).
Regiões metropolitanas:
Regiões metropolitanas:
· Nessa região possui importantes áreas metropolitanas
e duas dessas foram a única megalópole do país (RJ E SP).
Metrópole- Principal cidade da área metropolitana
que recebe influencias das cidades ao redor.
Região metropolitana- Área representada pela metrópole e das
demais cidades ao redor.
Conurbação - Crescimento de uma cidade ate praticamente se
encontrar com outra.
Megalópole- Metrópole + Metrópole (ou +) = megalópole.
Concentração industrial no sudeste:
· Nessa região se concentra a maior parte
das indústrias do país, pois tem condições para desenvolver atividade.
Características da concentração industrial:
· Foi desenvolvida graças ao capital
acumulado com o café;
· Grande infraestrutura;
· Disponibilizar a mão de obra para atividade
Industrial (imigrantes);
Desconcentração industrial:
· Com o passar do tempo à região deixou
de ser atrativa por causa da mão de obra cara impostos alugueis elevados e
grande fiscalização.
Características da Desconcentração industrial:
Características da Desconcentração industrial:
· Isenção de impostos;
· Doações de terrenos;
· Mão de obra e matéria prima barata;
· Grande mercado consumidor;
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
REGIÃO SUDESTE
Região Sudeste:.
Ela é composta por 4 estados. Eles são:.
São Paulo - Rio de Janeiro - Espírito Santo - Minas Gerais.
E suas capitais:.
São Paulo - Rio de Janeiro - Vitória - Belo Horizonte.
Relevo do Sudeste:.
* O relevo da região sudeste é marcado pela variedade; não há apenas um tipo de vegetação, é uma vegetação bem variada. Há planícies, planaltos, algumas depressões, mas é marcado pelas serras e cadeias montanhosas. Exemplo disso é a Serra do Espinhaço e a da Mantiqueira. Esse relevo favorece a geração de energia hidrelétrica, principal fonte de abastecimento energético do país.
*São, basicamente, quatro os tipos de relevo que podem ser achados nessa região: planície e terras baixas costeiras, serras e planaltos do leste e do sudeste, planalto meridional e a depressão periférica.
Clima da região Sudeste:.
* O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo, Campos de Jordão e Ouro Preto.
* Os climas subtropical e semi-árido também são vistos na região, o primeiro no sul do estado de São Paulo, próximo a divisa com o Paraná, com uma grande variação térmica e boa distribuição pluvial, e o segundo no norte de Minas Gerais, caracterizado pela aridez e baixa pluviosidade.
Existem 4 tipos de climas na região sudeste:
Eles são:.
* Tropical: Apresenta verões chuvosos e invernos secos (MG - SP).
* Tropical de Altitude: Localiza - se em áreas de altitudes mais elevadas, oque favorece que ocorra temperaturas mais baixas. (MG - SP).
* Tropical Litorâneo úmido: Devido a proximidade com o oceano, possui influencia da maritimidade, oque determina a existência de chuvas o ano inteiro (RJ - ES).
* Subtropical: Possui temperaturas elevadas no verão e temperaturas baixas no inverno,ou seja, apresenta mais amplitude térmica.
Meio Norte
Meio Norte:
*É uma região que fica entre o sertão e a floresta Amazônica. Localiza-se em todo o estado do Maranhão e parte do Piaui. Apresenta altitude relativamente baixa (apenas a porção sul apresenta áreas mais elevadas).
Vegetação do Meio-Norte:
Nas áreas mais a:.
x Oeste - Localiza-se a Floresta Amazônica bastante devastada.
x Sul- Localiza-se o Cerrado.
x Leste- A caatinga.
x Centro Norte- A mata dos cocais.
Clima do meio norte:
* Essa sub região possui clima tropical com verões chuvosos e invernos secos. Porém, na porção oeste é possível encontrar um clima equatorial.
Economia do Meio Norte:.
*O avanço da agricultura nesta zona geográfica ocorre sobretudo com a soja, mas também com arroz, milho, e algodão. A produção de soja, de algodão e de milho concentra-se no sul desta sub-região, que faz parte do cerrado nordestino. No Piauí, o estado mais promissor no agronegócio, destacam-se as cidades de Uruçuí, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves. No Maranhão, o desenvolvimento é facilitado pelas excelentes condições de logística da região para exportação. Desde 1992, quando começou a funcionar o Corredor de Exportação Norte, toda a produção agrícola do sul do Maranhão passou a escoar para o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís, por um longo trecho de estrada de ferro operado pela Vale.
*É uma região que fica entre o sertão e a floresta Amazônica. Localiza-se em todo o estado do Maranhão e parte do Piaui. Apresenta altitude relativamente baixa (apenas a porção sul apresenta áreas mais elevadas).
Vegetação do Meio-Norte:
Nas áreas mais a:.
x Oeste - Localiza-se a Floresta Amazônica bastante devastada.
x Sul- Localiza-se o Cerrado.
x Leste- A caatinga.
x Centro Norte- A mata dos cocais.
Clima do meio norte:
* Essa sub região possui clima tropical com verões chuvosos e invernos secos. Porém, na porção oeste é possível encontrar um clima equatorial.
Economia do Meio Norte:.
*O avanço da agricultura nesta zona geográfica ocorre sobretudo com a soja, mas também com arroz, milho, e algodão. A produção de soja, de algodão e de milho concentra-se no sul desta sub-região, que faz parte do cerrado nordestino. No Piauí, o estado mais promissor no agronegócio, destacam-se as cidades de Uruçuí, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves. No Maranhão, o desenvolvimento é facilitado pelas excelentes condições de logística da região para exportação. Desde 1992, quando começou a funcionar o Corredor de Exportação Norte, toda a produção agrícola do sul do Maranhão passou a escoar para o Porto de Ponta da Madeira, em São Luís, por um longo trecho de estrada de ferro operado pela Vale.
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Rio São Francisco
Rio São Francisco:.
* É o maior rio que percorre a sub região do Sertão. Sua nascente é na serra da Canastra (MG), e devido a quantidade de água que recebe na Região Sudeste, é um rio perene em todo o seu curso.
Por ser um rio de planalto, ele possui inúmeras quedas d'água no seu trajeto,oque favorece a produção de energia através das hidrelétricas.
* O Rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidrelétricas.
* As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto os seus cursos médio e submédio atravessam áreas de clima bastante seco.
Transposição do São Francisco:
* Em 2004 foi apresentado e aprovado um projeto no congresso, para desviar a água deste rio para áreas onde a seca atua de maneira mais intensa ,ou seja, para transportá-lo com vários afluentes até essas regiões onde não chove, onde a vegetação é seca e onde à a falta de água. Essas pessoas a utilizariam para a alimentação, higiene, para a agricultura, entre outros motivos.
Obs:. Alguns ambientalistas rejeitam o projeto,pois dizem que podem prejudicar o próprio rio, ou seja, deixando de ser um rio perene e diminuindo o volume de suas águas.
Já outras pessoas afirmam que além de beneficiar grandes agricultores, pode ser considerada uma obra cara e que existem soluções mais eficientes e mais baratas para beneficiar a população mais carente.
Sertão
Sertão:.
Obs:. Na chapada da Diamantina e da Mangabeira é fácil observar este fenômeno.
* O sertão é a sub região mais extensa do nordeste, ela está localizada entre o agreste e o meio norte.
Ela pega os estados de-
Piaui - Ceará - Rio Grande Do Norte - Paraíba - Pernambuco - Bahia - Um pedaço do Maranhão -
Pequeno pedaço de Alagoas.
Essa sub-região nordestina possui o menor índice demográfico da Região.
Clima do Sertão:.
* No sertão se predomina o clima semiárido, com temperaturas elevadas durante todo o ano baixa pluviosidade. Algumas áreas apresentam um longo período de estiagem, podendo chegar a 11 meses. porém nem todo o sertão apresenta áreas com tão baixa pluviosidade, existem áreas mais úmidas como os brejos.
A vegetação do Sertão:.
* A vegetação do sertão é a caatinga, que em tupi guarani significa "mata branca". Essa vegetação é bastante modificada pela ação humana que se iniciou no século XVI com a criação de gado, e atualmente algumas áreas são grandes produtoras de de frutas para a exportação.
O relevo do Sertão:.
* O relevo do sertão apresenta diferentes altitudes como chapadas e depressões, sendo as mais importantes a "Depressão Sertaneja" e a do "São Francisco".
Um pouco sobre o sertão:.
* A principal atividade econômica é a pecuária extensiva e de corte.
* Outras atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa , extração de sal e o turismo nas cidades litorâneas.
* A indústria baseia-se no polo têxtil e de confecções.
* Políticas públicas são necessárias para o desenvolvimento socioeconômico no Sertão nordestino, proporcionado qualidade de vida para sua população.
Chuvas Orográficas:.
* A chuva orográfica ocorre quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Ocorre a condensação do vapor, provocando chuva. Quando a massa é forçada a ascender, precipita a barlavento, em muitos casos não precipita do outro lado, a sotavento.
Estas chuvas acontece com frequência onde o releve é elevado.Obs:. Na chapada da Diamantina e da Mangabeira é fácil observar este fenômeno.
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Agreste:.
* O agreste é considerado uma área de transição, pois, não é tão seca como o sertão e nem tão úmida como a zona da mata.
Vegetação do Agreste:
*Nas áreas mais secas: Temos a mata tropical.
*Nas áreas mais secas: Temos áreas mais secas, como a Caatinga.
Relevo do Agreste:
* O relevo do Agreste são os planaltos, sendo um dos mais importantes o planalto da Borborema, pois impede que as massas de ar vindas do oceano cheguem até o continente, provocando chuvas orográficas.
Produção no Agreste:
* O Agreste é caracterizado por pequenas e médias propriedades com cultivo de vários produtos (Policultura), com destaque na produção do algodão, como o algodão colorido que está em alta lá.
c
As sub-regiões nordestinas
Zona da mata:
* A zona da mata é uma sub-região mais desenvolvida economicamente,tendo destaque no Pólo Petroquímico de Camaçari e é também a que possui maior população de todo o nordeste.
É conhecida como Zona da Mata a faixa litorânea da região nordeste do Brasil, paralela ao Oceano Atlântico
* O clima é tropical litorâneo úmido, com chuvas mais frequentes no outono e inverno,e com temperaturas elevadas. Isso ocorre pois, são influenciadas pelas massas de ar vindas do oceano.
Economia da zona da mata:
Na zona da mata nós temos três regiões, que foi muito importante para a economia dessa sub-região.
Elas são:.
* Zona da mata açucareira -
Essa região é ocupada por diversos latifúndios de monocultores da cana-de-açúcar. Como eles tem esses latifúndios, lá eles também possui usinas de açúcar e álcool.
* Zona da mata cacaueira -
Fica na Bahia com destaque nos municípios de Itabuna e Ilhéus. Essa área gira em torno do comércio e da exportação do cacau.
Mas... Essa região foi atingida pela praga "Vassoura de Bruxa", que é uma praga que dá no cacau, essa praga destruiu grandes plantações na região.
* Recôncavo Baiano -
Essa região fica em vários municípios ao redor de Salvador.
Essa região gira em torno da produção industrial, dando destaque ao Polo Petroquímico de Camaçari.
Pólo Petroquímico de Camaçari:
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Região Nordeste
Região Nordeste:
* A região nordeste possui maior quantidade de estados de todo o Brasil. e eles são:
Maranhão - Piauí - Ceará - Bahia - Rio Grande do Norte - Paraíba - Pernambuco - Alagoas - Sergipe.
* A Região Nordeste possui 4 (quatro) sub-regiões. Elas são:.
Zona da mata - Agreste - Sertão - Meio norte.
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Populacão da Região Norte:
A população da Região Norte:
Apesar de ser a maior região do Brasil, sua densidade demográfica é de apenas 4,77 habitantes por km². Suas principais cidades são Manaus , Belém, Porto Velho, Macapá, Rio Branco, Boa Vista , Palmas, Ananindeua, Marabá, Santarém, entre outras. A economia da região baseia-se nas atividades industriais, extrativismo mineral e vegetal, agricultura, pecuária e o turismo.
Obs:. As principais cidades da Região Norte estão localizadas com um ponto vermelho na imagem acima.
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Zona Franca de Manaus:
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma zona da cidade de Manaus, criada em 1967 pelo governo federal para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental. Administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o pólo industrial abriga na atualidade (2012) cerca de 600 indústrias,especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas.
Uma coisa que foi muito importante com o surgimento dessa zona, foi porque gerou muitos empregos, sendo eles diretos ou indiretos.
OBS:.
Para essas indústrias se instalarem lá,elas não recebem qualquer incentivo, elas recebem:
* Isenção de impostos de importação e de exportação.
* Desconto fornecido pelo governo no ICMS.
* Isenção do IPTU.
Principal crítica da ZFM:
A principal crítica ao polo e à zona franca é que sua localização, carente de infraestrutura logística e de transporte, acaba anulando os efeitos das isenções fiscais, aumentando o preço dos produtos lá produzidos e diminuindo, assim, sua competitividade.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Região Norte:
Um pouco sobre a região norte:
A região norte é a maior do país, representando mais de 45% do Brasil. Atualmente as pessoas se referem a região norte como Amazônia, porém são conceitos distintos. A Amazônia é uma grande região natural composta principalmente pela Floresta Amazônica. Nessa região tem um clima equatorial e muito úmido, pelo motivo de estar perto da linha do equador, ela tem um clima mais quente.
Divisão da Amazônia:
Amazônia Continental - Também conhecida como Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia, abrange terras de diferentes países, como: Brasil,Bolívia,Venezuela,Peru,Equador,Colômbia,Guiana, Guiana Francesa, e Suriname. Ela também é a última grande superfície contínua de florestas tropicais do planeta, ela representa 5% da superfície terrestre do globo.
Amazônia Legal - Foi instituída pelo governo brasileiro, querendo implantar políticas de desenvolvimento para a região. Ela abrange todos os estados da região norte, mais o mato-grosso (centro-oeste) e parte do maranhão.Ela ocupa 59% do território brasileiro.
Relevo da região norte:
Nessa região predomina um relevo com altitudes de até 200 metros. Essas terras mais baixas acompanham os vales da Bacia Amazônica, formando extensas planícies.
Hidrografia da região norte:
Nessa região nós encontramos a maior bacia hidrográfica do mundo, tanto em extensão quanto em volume de água. Os rios são muito importantes nessa região, como para: o transporte,abastecimento e pesca.
Seus rios também podem ser usados para fornecer energia para as pessoas quem moram na região.
Assinar:
Postagens (Atom)